Receita pra parar com a discórdia

Desde pequeno, eu sempre ouvi que a Biblia é o "manual de instruções" da vida. E cada dia eu concordo mais.
Se formos pensar nas discussões brigas e até mesmo nas guerras. O que gera o conflito? O que afasta as pessoas?
A Retaliação.

A partir do momento que nos damos o direito de revidar alguma atitude, ou alguma ação feita contra nós, corremos o risco de "errar na medida". Dando ao nosso "oponente" o direito de "pagar na mesma moeda". O que gera uma escalada de ações que não pode ser parada até alguem desistir, ou não ter mais como revidar. O que nós chamamos de "perder".
Nosso mundo está muito ligado a idéia de "olho por olho, dente por dente", mas será que essa é a maneira correta?

Cristo, no sermão da montanha, nos diz para dar a outra face, andar a segunda milha, dar a capa e a túnica, ou seja, não revide. Eu sei quanto isso é difícil, mas pode ser feito. Se não revidarmos, e perdoarmos nosso próximo, a briga perde o sentido.
Uma maneira é tentar compreender o outro, dialogar (na medida do possível), tentar desfazer o mal entendido, ao invés de aumentá-lo com retaliações desmedidas.
Se "revidarmos" a uma ofensa com amor e compaixão, será nosso "opoente", quando revidar na mesma moeda, não vai revidar na moeda que pagamos, ou seja, com amor?

Eu acredito que o que Cristo disse quando falou "ame o próximo", foi para que valorizássemos as amizades, os relacionamentos, mais do que algum tipo de orgulho que não leva a nada. Afinal de que vale o homem, se ele é só? Não tem com quem compartilhar nada? Não tem com quem aprender?

Alguem até pode perguntar: "Mas se eu deixar barato, vou ser o trouxa da história! O fraco!". Será?

Um velho ditado oriental diz que as ofensas são como presentes. Se você não as aceita, quem trouxe vai ter que levar de volta com ele... E não aceitar, não é indignar-se, ou algo do tipo, mas simplesmente não ligar. Aliás, tratando o ofensor com amor, alem de levar de volta o "presente" que ele rouxe, ele vai estar levando um presente seu. O respeito.

Pense nisso...

Comentários

Unknown disse…
Oi MauMau.... olha dorei tanto que coloquei no meu orkut....
obrigada pelo ensinamento, que as pessoas filtrem e coloquem em prática na vida!!!

bjs na family

Postagens mais visitadas