Acertar o passo

Uma das metáforas para a vida é a da caminhada. E sabe, eu acho bastante apropriada.
Recentemente (dia 5/09) nasceu meu segundo filho. Para quem já tem um filho, sabe a mudança que essas figurinhas causam na nossa vida, e não importa quantos filhos tenha, sempre que chega mais um, grandes mudanças acontecem.
Somos como andarilhos, carregando em nossa mochila, nossos problemas, nossas angústias, nossos deveres, e direitos, etc... e cada acontecimento novo, que tem a propriedade de mudar nossa vida sejam brigas, reconciliações, casamento, separação, mudança de casa, morte ou nascimento na família, o peso dessa mochila muda, pra mais ou pra menos. E o ritmo que caminhamos muda.
Aí vale aquele velho conselho: "Não dê passos maiores que a perna". Aceite a mudança, assimile o novo peso da mochila, e depois que se acostumar, defina o ritmo que sua vida vai ter.
Estou aprendendo na pele agora, que não adianta agir com orgulho e dizer: "Pode deixar que eu consigo", "deixa que eu me viro", "claro que consigo... sempre consegui". Só que o peso da sua mochila mudou. Seu ritmo de caminhada não é mais o mesmo, seus passos agora estão diferentes! Não dá mais pra fazer as mesmas coisas que você fazia antes... Não no mesmo prazo.
Se a mochila estiver mais leve, beleza! Mas se estiver mais pesada... cuidado!
A cada frustração, cada dia que você insistir em andar no mesmo ritmo, mais peso é acrescentado na mochila, um peso que vai direto na sua auto-estima, gerando aqueles questionamentos: "Como eu não consigo?", "sou um incompetente mesmo", "não faço nada certo!", e nosso orgulho nos leva pra baixo, E menos coisas conseguimos fazer! Nossa sinsatisfação conosco cresce, descontamos nas pessoas, nas coisas, no trabalho...
Então tenha calma, respire fundo, não prometa nada, acostume-se com as mudanças em sua vida e defina um ritmo confortável. Lembre-se. numa caminhada, de nada adianta correr no começo e cair, exausto antes de chegar ao seu objetivo. Ande no ritmo certo pra chegar ao objetivo, dê passos firmes e confiantes, é difícil, mas pode ser feito, não se aflija se estiver indo devagar, ao invés disso, conte com a certeza de chegar onde quer, e aprecie a paisagem do caminho.
Afinal, uma caminhada fica muito mais legal, se você curtir o caminho. Tem muita coisa legal pra se observar, não esqueça de seu objetivo, mas também não esqueça de olhas as coisas legais que tem no caminho. Divirta-se com o que está fazendo, não importa o que seja.
E aí você vai começar a perceber que a mochila nem é tão pesada assim...

Comentários

Unknown disse…
eu bem sei o peso que dou pra minha mochila..mads estou aprendendo a esvaziá-la e vc de um jeito todo peculiar me ajuda muito neste processo
te amo viu...

ve se esse blog vai pra frente tá rsrsrsr
beijos
NMC disse…
Hehehehe, agora que voce jah fez o caminho de Santiago na tua cabeca (ese texto eh a explicacao perfeita!), podia tentar fazer na pratica! Vai ser uma experiencia que voce nao vai esquecer nunca mais, e que vai te enriquecer ainda mais!

Postagens mais visitadas