Liberdade e Limites

O que é ser livre?

Muitos se enganam, acreditando que a liberdade é fazer o que bem entender na hora que bem quiser. Mas será isso mesmo?

Na minha modesta opinião (se é que ela vale de alguma coisa...), a verdadeira liberdade precisa de limites. Afinal, se você não impõe limites pra si mesmo, vivendo a " total liberdade", você poderá fazer tudo, inclusive perder sua liberdade, e isso fatalmente acabará ocorrendo. Porque vivendo assim, agum dia, você vai fazer algo que vai limitar sua liberdade, ou acabar com ela de vez.

O difícil é que, para manter nossos próprios limites, as vezes temos que abrir mão dessa aparente liberdade para manter o que temos e o modo como vivemos nossos amigos e até nossa integridade física. 

Você sacrificaria uma amizade, pela sua liberdade? Ou um casamento talvez? Prejudicaria a própria saúde? Perderia o emprego?

É claro que pouca gente faria isso de propósito mas, pequenos atos voluntarios ou não, como um piada inofensiva, só mais um copo de cerveja, uns minutos a mais na internet, ou um leve flerte rápido, podem desencadear um série de fatores que podem prejudicar, e muito, nossa liberdade.

Os limites nos ajudam a delimitar a fronteira que protege nossa liberdade de nós mesmos. Existem linhas que não podemos cruzar. Cuidado com a opção de cruzar a linha "só um pouquinho", esse poquinho, pode não ter mais volta.

A verdadeira liberdade não é ir para onde bem entender, mas sabe até onde podemos ir.

Comentários

Postagens mais visitadas