O Enrosco da Casa nova

Estamos (ainda) comprando nossa casa.Pra quem não sabe, aí vai um resumo do Dramalhão mexicano que está sendo essa empreitada:

Em Janeiro vendemos nosso Apartmento sem ter outro em vista. Eu sei, foi loucura, mas a compradora, ofereceu dinheiro a vista, no valor que pedimos (R$90000,00 a mais do que pagamos há 7 anos).
Aí começou a corrida para achar um lugar para morar.
Passamos Janeiro e fevereiro procurando e achamos uma casinha terrea e recém construída a venda.

Demos uma boa entrada, dispensamos o uso do Documentista (que não é obrigatório) e eu pessoalemente fiz o financiamento na Caixa.

Nossa documentação estava em ordem, mas a da casa...

Primeiro, O Vendedor não tinha recolhido o INSS da construção. Para não perder tempo, enquanto ele arrumava esse problema, eu pedi análise dos meus documentos e consegui a carta de crédito.

Depois, o Pessoal da Imobiliária, me entregou o IPTU errado. O construtor, para fazer a casa e a vizinha, comprou um terreno de 280m2, dividiu em 2 e fez 2 casas germinadas. O IPTU ainda constava o número do terreno, e não o da minha casa.

Corrigido esse problema, O financiamento foi aprovado, assinamos o contrato no dia 26 de Março, recebemos a chave da casa como previamente combinado com a imobiliaria, e eu levei ocontrato para o cartório averbar. E mudamos no dia 2 de Abril.

Parece o fim da história, mas não é...

Dias depois, eu recebo una mensagem do cartório dizendo que havia um problema com o contato. Na matrícula do imóvel constavam 2 casas e eles queriam saber qual casa eu estava comprando. O Proprietário tinha feito a divisão do tereno na prefeitura, para pegar a numeração da casa, mas não no cartório. OU seja, o numero de matrícula no cartório era o mesmo para as duas casas!
Segundo o pessoal do cartório a soluçao era simples, bastava apenas a Caixa especificar no contrato qual a casa e quais as medidas da casa e do terreno.
E Toca eu correr até a Caixa para fazer isso. Mas esse "jeitinho" não foi autorizado pela Caixa. Isso iria gerar um novo número de registro para o imóvel, o que invalidaria o contrato.

E formou-se o impasse...

Resultado, O contrato foi cancelado e estamos aguardando o desdobro da matrícula da casa. Para assinar um novo contrato.

Você deve estar se perguntando, como a Caixa deixou passar esse furo?

Simples. No documento da matrícula do imóvel, não consta a informação que há mais de um imóvel na matrícula, constam apenas as medidas do terreno e da contrução de uma das casas.
O Engenheiro da caixa, responsável pela vistoria, misteriosamente colocou no laudo as mesmas informações que constam na matrícula, ou seja, que a casa de 74m2 (correto) está construída em um terreno de 280m2 (errado), com 10m(!!!) de frente e 28m de lateral. Só que a casa tem 5m de frente e não 10. Isso fez todos na Caixa, acreditarem que eu estava comprando uma casa em um terreno de 280m2, não 140.
Como os dados batiam o contrato passou pelo comitê que analisa os contratos e foi liberado para assinatura.

É estranho notar que um engenheiro, por mais incompetente que seja, não erra uma medida por uma diferença de 5m!

Se a imobiliária estava responsavel por abrir a casa para o engenheiro vistoriar, resta a pergunta. Ele veio na minha casa? Se não veio quem passou os dados errados para ele? Se ele veio, como não percebeu que a casa não tinha 10m de frente?

E pra ajudar o original do desdobro na prefeitura, referente a minha casa sumiu (!!). Só encontraram o da casa vizinha. A imobiliária diz que está na Caixa, mas lá não está, eu pessoalmente verifiquei isso.. 2 vezes. Durante a negociação, no episódio do IPTU errado, o pessoal da imobiliária me enviou via e-mail, todos os documentos que eles tinham da casa, incluindo uma cópia do documento de desdobro, que depois eu li com calma e percebi que, naquela época, já era o documento errado.

Agora estamos vivendo nessa angústia... O proprietário enchendo o saco, porque quer receber, a imobiliária tentou por a culpa em mim, por não ter contratado o documentista... Mas depois baixaram a bola... Afinal a culpa não é minha se a documentação não estava correta. Isso porque eu perguntei mais de uma vez, se estava tudo certo.
E o engraçado é que tanto a imobiliária, quanto o proprietário teimam em insistir que estava tudo correto e colocar 2 imóveis na mesma matrícula é comum... Não sei se de repente o documentista tem algum "esquema" para desenrolar isso na própria negociação, mas se tiver não deve ser algo legal.

Segundo a ouvidoria do CRECI, era dever da imobiliária ne entregar a matricula individualizada, ou me notificar que não estava, e fazer o peossível para que não fosse assinado um documento inválido. E cabe uma reclamação oficial contra a imobiliária, eles feriram o artigo 723 do código civil. O que eu estou seriamente pensando em fazer depois que esse enrosco acabar. E a casa for definitivamente minha.

E agora nós estamos "acampados" em uma casa, meio nossa, aguardando o desenrosco da papelada, em meio a caixas e mais caixas com apenas as camas, o fogão e geladeia e as TVs. Já que nossos armários devem chegar hoje mas Deus sabe quando vão montar...

Detalhe, a casa é em Santo André e a agência da Caixa é em São Paulo. Tenho receio que o proprietário crie caso, se tiver que ir até São Paulo de novo pra assinar o novo contrato... Ele já chiou muito na primeira vez. Aliás, o dia da assinatura do contrato merece um texto a parte... Fica para amanhã...

Comentários

Unknown disse…
Nossa Mau!!
Que enrosco! Espero que tudo dê certo o mais rápido possível! E que vocês continuem com paciência.. e pelo menos um pouquinho de bom humor, se é que é possível depois disso tudo.
Se a gente puder ajudar... é só falar.
Boa sorte pra vocês!
Olha colega, sua saga é bem complicada, mas acredite você não é o único!
Meu cunhado também comprou uma casa no mesmo esquema que você, só que na outra metade do terreno não tem outra casa! As chaves que deveriam estar com eles em fevereiro, vieram só em setembro, o positivo dessa loucura é que o engenheiro fez a vistoria da casa na presença dos compradores e do proprietário, mas pra arrumar a papelada demorou quase o ano inteiro já que eles ainda não conseguiram mudar pra casa nova.
O combinado é que faremos na casa nova as Festas de final de ano, mas por via das dúvidas estou deixando minha casa "preparada" para uma eventual mudança de planos, rsrsrsrs.
Boa sorte pra vocês, tudo se resolve com paciência e isso vocês tem de sobra!

Bom final de semana...

Postagens mais visitadas