4'33" de John Cage

Existem certas coisas que nos surpreendem...
Outras gostaríamos de ter visto...

Em 1952, um Maluco compôs essa obra prima (a meu ver), que deve ter sido interessantíssima de assistir na primeira exibição.

A peça musical 4'33" foi composta para qualquer instrumento (um ou mais), onde o músico deve ficar em posição de tocar, durante 4'33" sem fazer NADA!!! Em absoluto silêncio! genial não?
Parece maluquice mas não é... A proposta da peça é muito interessante!

Em 1951 Cage visitou uma câmara anecóica, Um sala especialmente desenvolvida para absorver todo e qualquer som. Quando saiu da câmara, ele relatou ao técnico que, mesmo assim, ouviu dois sons. Um grave e um Agudo.

O técnico respondeu que o som agudo era seu sistema nervoso trabalhando e o grave era sua circulação sanguínea. Nisso ele concluiu que o silêncio não existe!!!

Então ele compôs essa peça, onde um, ou mais, músicos ficam parados no palco sem produzir som algum, para que a plateia preste atenção nos sons ao seu redor. A "musica" na verdade é composta pelos sons do ambiente, e é uma experiência pessoal de cada indivíduo! GENIAL!

Provavelmente John Cage fez alguma introdução para explicar a proposta antes de executar a música pela primeira vez, mas talvez não... Eu queria estar lá para ver a reação das pessoas na primeira vez que a peça foi executada... :-)

Afinal, qual foi a última vez que você parou e ouviu o mundo ao seu redor? A Música está em qualquer lugar. É só parar e ouvir...

Bom silêncio para vocês...



Comentários

Postagens mais visitadas